Avalie as seguintes perguntas:
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O que é necessário fazer para atender as necessidades das
pessoas no seu projeto?
Não se preocupe neste momento se o projeto
realmente pode atender a essas necessidades ou se é a melhor
maneira de lidar com as necessidades. Você está apenas tentando
identificar as esperanças e expectativas que levaram a este projeto
em primeiro lugar.
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Como saber que as necessidades identificadas
são as esperanças e expectativas que as pessoas têm para o seu
projeto de verdade?
Determinar os pensamentos e os sentimentos reais
das pessoas pode ser difícil. Às vezes, eles não querem
compartilhá-los, às vezes eles não sabem como expressá-los
claramente. Ao falar com as pessoas para
determinar as necessidades que o projeto deve endereçar, tente as
seguintes técnicas:
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Incentive-os a
falar com detalhes sobre as suas necessidades e
expectativas;
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Ouça
com atenção todas as
contradições;
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Incentive-os a esclarecer as ideias
vagas;
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Tente confirmar suas informações
a partir de duas ou mais fontes
independentes;
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Peça-lhes para indicar
a importância relativa de abordar cada um dos aspectos
necessários.
O esquema a seguir é útil
para priorizar as necessidades de uma
pessoa:
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Deve: O projeto deve atender a essas necessidades,
pelo
menos;
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Pode: O projeto deve
atender a essas necessidades, se
possível;
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Interessante: Seria bom
para o projeto responder a esta necessidade, se isso
não afetar outras
necessidades.
Adaptado de Stanley E. Portny. Project Management For Dummies, 4th Edition, 2013.
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